Como funciona o fator redutor do convênio?

Como funciona o fator redutor do convênio?

Nesse artigo vamos explicar como funciona o fator redutor dos convênios dentro do iMedicina.

 

O fator redutor é um dado que você pode utilizar para criar planos personalizados dentro de mesmo convênio. Ele tem a função de adicionar ou deduzir um percentual sobre o valor a ser faturado e é aplicado sobre o valor do procedimento cadastrado na tabela de procedimentos associada ao convênio.

Exemplo: Na tabela de procedimento cadastrada, o valor da consulta é R$ 100,00. Se a consulta for realizada por meio do convênio Unimed, o valor da consulta é R$ 97,00. Assim o fator redutor é de 3,00%.

Para saber como criar convênios acesse: Como cadastrar convênios?

Convênio com apenas um plano

No caso de apenas um plano no convênio, deixe o campo “Fator redutor” do plano em branco, que o sistema automaticamente considerará que o fator redutor é o mesmo utilizado no convênio.

Exemplo: O convênio da Unimed tem um fator redutor de 3,00% em relação à tabela de procedimento associada. Na clínica iMedicina, apenas o plano Unimed Plano 1 é aceito, e ele tem um valor redutor de 3,00% também. Sendo assim, o fator redutor do plano será deixado em branco. 

Convênios com mais de um plano

Em convênios que tenham mais de um plano, cada plano pode ter seu próprio fator redutor. Neste caso, você precisa apenas preencher a porcentagem referente ao plano.

Se o fator redutor do plano estiver preenchido, o sistema irá desconsiderar o fator redutor padrão do convênio.

Exemplo: Ainda pensando na Unimed, na clínica iMedicina, são aceitos os planos Unimed Plano 1Unimed Plano 2 Unimed Plano Plus. Para o Plano 1, o fator redutor mantém-se o mesmo do padrão de 3,00%. Para o Plano 2, o fator redutor é de 5,00%. Já para o Plano Plus, não há fator redutor. 

Desta forma, os campos devem ficar da seguinte forma: vazio, com 5,00% preenchido e 0,00%, respectivamente.

Porcentagens zeradas serão consideradas como sem fator redutor para o plano em questão, ou seja, será considerado o valor cadastrado na tabela de procedimento.

 

 

Ainda possui dúvidas? Entre em contato com nosso suporte, o atendimento é de segunda a sexta de 09:00 às 18:00 ou envie um e-mail para atendimento@imedicina.com.br.

    • Related Articles

    • Como cadastrar convênios?

      Nesse artigo você aprenderá a cadastrar convênios em sua conta do iMedicina. Para cadastrar um convênio na sua conta do iMedicina é necessário, primeiramente, ter a tabela de procedimentos desse convênio. Essa tabela é o que estipulará os valores das ...
    • Como cadastrar tabelas de procedimento?

      Nesse artigo você aprenderá a cadastrar e configurar as tabelas de procedimentos em sua conta do iMedicina para associar a cada convênio atendido de acordo com os valores praticados. A tabela de procedimentos é o documento que estipula os valores das ...
    • Como editar tabela de procedimentos já cadastrada em sistema?

      Nesse artigo vamos explicar como você pode editar dados de uma tabela de procedimento que já está cadastrada em sua conta. Caso você precise alterar os dados de uma tabela de procedimentos já cadastrada em sua conta, como por exemplo, o nome ou o ...
    • Configurando tipos de agendamento e procedimentos no iMedicina

      Para facilitar a vida do profissional de saúde, no iMedicina podem ser cadastradas tabelas de procedimentos incluindo valores e tempo de duração dos atendimentos. Dessa forma, podem ser realizados diferentes tipos de agendamento de forma rápida, ...
    • Conheça o relatório de procedimentos

      Nesse artigo vamos explicar quais dados você consegue obter a partir do Relatório de Procedimentos e como você pode gerar esse relatório. As estatísticas disponíveis no iMedicina contém dados para te auxiliar na gestão do seu consultório ou clínica. ...